Fale Conosco
(11) 3527-9479

[email protected]

Atividade

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A neuropsicologia é a área da psicologia e das neurociências que estuda as relações entre o sistema nervoso central, o funcionamento cognitivo e o comportamento. Suas principais atuações abrangem o diagnóstico complementar e intervenções clínicas voltadas para os diversos quadros patológicos decorrentes de alterações do sistema nervoso central, bem como, pesquisa experimental e clínica na presença ou não de patologias.

A avaliação neuropsicológica investiga, através de instrumentos clínicos, o funcionamento de diversas funções cognitivas, tais como, a memória, a linguagem, as funções executivas e atencionais, as funções visuo-perceptivas e visuo-espaciais, as praxias, as funções intelectuais, dentre outras.

Seus principais objetivos incluem:

  • Auxiliar no diagnóstico diferencial de quadros neurológicos e transtornos neuropsiquiátricos;
  • Investigar a natureza e o grau de alterações cognitivas e comportamentais;
  • Monitorar a evolução de quadros neurológicos e psiquiátricos, tratamentos clínicos medicamentosos e cirúrgicos;
  • Planejar programas de reabilitação voltados para as alterações cognitivas, comportamentais e de vida diária dos pacientes.

Podem ser avaliados sujeitos com alterações cognitivas e comportamentais decorrentes de acidente vascular cerebral (AVC), traumatismos craniencefálicos, encefalites, meningites, comprometimento cognitivo leve, doença de Alzheimer, demência frontotemporal, demência vascular, demência com corpúsculos de Lewy, quadros degenerativos a esclarecer, alteração de humor incluindo depressão e ansiedade, queixas de dificuldade de memória e de atenção a esclarecer, transtorno de aprendizagem, dentre outros.

 REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A Reabilitação Neuropsicológica ou Cognitiva é uma intervenção clínica que visa o restabelecimento do mais alto grau de adaptação cognitiva, psicológica e social do indivíduo com alterações cognitivas e comportamentais. Além disto, promove a redução do impacto dessas alterações nas atividades de vida diária funcionais e ocupacionais desses indivíduos e seus familiares.

Os atendimentos podem ser realizados individualmente ou em grupo e a frequência dos mesmos depende da especificidade de cada caso.

Abaixo estão descritas as principais dificuldades apresentadas por pessoas que podem se beneficiar dos programas de treino e reabilitação neuropsicológica ou cognitiva:

  • Dificuldade de memória: lembrar fatos recentes, compromissos, novas informações, local onde guarda objetos
  • Dificuldades atencionais e executivas: perda da concentração, suscetibilidade à distração, sustentar a atenção por períodos prolongados de tempo em atividades demandantes, planejar e organizar pensamentos e ações apropriadas ao contexto, criar estratégias eficientes para a resolução de problemas, redução da autocrítica
  • Dificuldade de comunicação: evocar nomes próprios ou palavras, compreender e expressar através da linguagem oral ou escrita

 

ORIENTAÇÃO FAMILIAR

Acompanhamento clínico de familiares e cuidadores de indivíduos com alterações cognitivas e comportamentais. Visa oferecer informações, aconselhamento e treino com estratégias compensatórias que promovem uma melhor adaptação ao ambiente e demandas da vida diária. O acompanhamento familiar pode ser realizado individualmente ou em grupo junto a outros familiares.

ENSINO

Grupo de Estudos e Supervisões Clínicas são oferecidos a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área da saúde. As supervisões podem ser individuais ou em grupo.

Coordenação de cursos de pós-graduação stricto e lato senso em neuropsicologia e reabilitação neuropsicológica e de graduação na área de neuropsicologia e neurociências.

 CONSULTORIA

Consultoria a instituições de ensino e de saúde relacionada à criação de projetos de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde.

O Centro Avançado de Neuropsicologia ELIANE MIOTTO oferece atendimentos especializados em diagnóstico e intervenções clínicas voltados para os indivíduos com alterações cognitivas.